fbpx

Blog DD Online

Blogs >

Você sabe o que é Ballet de Repertório?

Ballet de repertório, você já ouviu falar? Mais do que apresentações em teatros, ele é a retratação de contos por meio da dança. Lembra dos famosos “Lago dos Cisnes” ou “O Quebra-Nozes”? Pois é, eles são grandes exemplos desta modalidade. 

E nesta modalidade, mais do que nunca, a emoção e a expressividade dos bailarinos e bailarinas são decisivas para repassar a história ao público. 

Muitas escolas e companhias de teatro fazem o ballet de repertório com releituras de histórias, com grande toque de técnica e arte. 

Se você tem curiosidade de saber mais sobre o ballet de repertório, então continue acompanhando o nosso artigo!

Onde surgiu o ballet de repertório?

Por volta do  XV, no período conhecido como Renascença, o ballet de repertório deu os seus primeiros passos. 

Ele foi desenvolvido na corte italiana, mas progrediu nos anos seguintes, especialmente no século XV, com as cortes francesas. 

No reinado dei Luís XIV ela teve destaque, porque o rei era um grande admirador dessa arte, onde a dança era apresentada nas cortes. Já na Europa Oriental, o ballet só foi introduzido no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. 

Mas a popularização mundial ocorreu pela empresa russa Ballets Russes, com as suas inspiradas apresentações. 

Produção

Com estrutura bastante semelhante à de uma peça teatral, incluindo cenas, atos e uma narrativa com começo, meio e fim, o ballet de repertório tem como diferencial o uso do corpo e as expressões faciais para contar a narrativa. 

As peças são montadas e encenadas em atos de grupos ou com solistas, em cenários que ajudam a ambientar a plateia, os figurinos são uma obra de arte à parte e o número de bailarinos e bailarinas é considerável.

Assim, a música, a dança e a mímica transmitem as emoções e sensações necessárias, que são provocadas no público.

Os ballets de repertório mais famosos do mundo

Diversos ballets de repertórios são memoráveis, mas O Lago dos Cisnes e o Quebra-Nozes são, provavelmente, os dois de maior projeção. Ambos foram compostos pelo russo Tchaikovsky. 

E entre as peças mais famosas estão:

  • Lago dos Cisnes
  • Quebra-Nozes
  • Dom Quixote
  • Sonho de uma Noite de Verão
  • Coppélia
  • Esmeralda
  • O Espectro da Rosa
  • Romeu e Julieta

Gostou de entender ainda mais sobre o ballet de repertório? Lembre-se de que é importante conhecer se você quer seguir uma carreira profissional na dança, para servir de aprendizado e inspiração em sua formação. 

Para ter acesso a mais conteúdos tão relevantes e interessantes quanto este, visite nosso blog, com  postes bem legais sobre o universo da dança!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Abrir Chat
Posso ajudar?